Histórico

 

 

 

O histórico dos esportes de neve no Brasil têm como ponto de partida a década de 60, com a criação do Clube Alpino Paulista (CAP). Essa história também se confunde com a de Domingos Giobbi, que, com seu pioneirismo, criou o embrião do que hoje é a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), ao chefiar a delegação nacional na primeira participação no Campeonato Mundial de Ski Alpino de 1966, em Portillo (Chile).

No ano seguinte, com os esforços de Giobbi, o CAP foi aceito pelo Conselho da Federação Internacional de Ski (FIS) como Temporary Member, passando a representar a nação junto ao órgão e organizando as missões brasileiras para os Campeonatos Mundiais.

Foi em 1989 que o CAP se junto ou Clube de Ski de São Paulo (CSSP) e o Clube Paranaense de Ski (CPS) para fundar a Associação Brasileira de Ski, que teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e filiou-se ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a à FIS, passando a administrar o Ski Alpino no Brasil.

Durante o 39º Congresso Internacional de Ski, realizado no Rio de Janeiro, em 1994, a FIS aprovou o Snowboard como modalidade oficial. A ABS, que passou a representar o esporte no país, logo iniciou o desenvolvimento do Snowboard brasileiro. Já em 1995, realizou-se a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Snowboard, em Valle Nevado (Chile). A importância adquirida pela modalidade causou a adoção de um novo nome: a ABS passava a se chamar Associação Brasileira de Ski e Snowboard (ABSS).

O nome Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi adotado em 2003, seguindo determinação do COB. A entidade também passou a administrar todas as modalidades de neve no País.

Atualmente, seis modalidades, incluindo Ski Cross Country, Biathlon, Ski Freestyle e Ski de Montanhismo, são desenvolvidas pela CBDN, com destaque em níveis continental e internacional.

Confederação Filiada ao:

Comitê Parceiro:

Apoio Técnico:

Apoio:

Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Rua Pequetita, 145 - 1º andar - cj. 14 - 04552-060 São Paulo - SP - Brasil

Telefone: +55 (11) 3018 8011 - Fax: +55 (11) 3018 8015