Institucional

 

 
A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve é a entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e paralímpicos de neve no Brasil. Filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), à International Ski Federation (FIS), à International Biathlon Union (IBU) e à International Ski Mountaineering (ISMF), é também parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na cogestão dos esportes paralímpicos de neve.

Sob o atual nome desde 2003, a CBDN registrou ainda outras duas nomenclaturas ao longo de sua história de 51 anos. Fundada em 1989 como Associação Brasileira de Ski (ABS), a entidade passou a se chamar Associação Brasileira de Ski e Snowboard (ABSS) em 1999, a partir do crescimento e relevância alcançada pelo Snowboard após sua adoção como modalidade oficial em 1994. Faça um tour pelos principais resultados esportivos do Brasil nas modalidades de Neve ao longo desses anos.

Com o claro propósito de servir os esportes de neve e a todos os brasileiros que praticam, admiram e se interessam em conhece-los, a CBDN, atualmente, é responsável pelas modalidades olímpicas de Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon, Ski Freestyle, Ski Jumping, Combinado Nórdico, e paralímpicas de Para Snowboard, Para Cross Country, Para Biathlon e Para Ski Alpino. A entidade também promove o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Ski na Grama, além de ter incorporado sob sua administração o Ski de Montanhismo (Ski Mountaineering) em 2017.

Organização sem fins lucrativos, a CBDN difunde e fomenta a prática desses esportes em solo brasileiro baseada em seu planejamento estratégico e na ciência aplicada ao esporte como pilares de desenvolvimento de seus atletas.

Além da organização dos Campeonatos Brasileiros de cada uma das modalidades e de Clínicas especializadas para iniciantes, a CBDN faz parte do seleto grupo de países que já organizaram etapas da Copa do Mundo de Snowboard e Ski Freestyle, sendo uma das duas únicas entidades latino-americanas a registrar esse feito. A CBDN também é pioneira pela organização das primeiras provas de rollerski válidas para o ranking mundial de Ski Cross Country em solo sulamericano, bem como a primeira prova internacional de Para Snowboard no continente.

Desde 1966, ano marcante que registra a primeira participação brasileira em um campeonato de grande relevância internacional, o Campeonato Mundial de Ski Alpino realizado em Portillo (Chile), o país foi representado em 7 edições de Jogos Olímpicos de Inverno e 2 nos Jogos Olímpicos da Juventude em 5 modalidades. Nos Jogos Paralímpicos de Inverno, o Brasil fez sua estreia em 2014, em duas modalidades. Em Campeonatos Mundiais, o Brasil figurou entre as nações participantes em 44 oportunidades, em 7 modalidades diferentes, sendo o Ski Alpino a recordista com 19.

Na área da Governança, desde novembro de 2014, a CBDN tem atuado em parceria com a CBRu – Confederação Brasileira de Rugby, o Comitê Paralímpico Brasileiro, a CBJ – Confederação Brasileira de Judô e o COB – Comitê Olímpico do Brasil no desenvolvimento de uma ferramenta denominada Rating de Governança das Entidades Esportivas, trabalho este também suportado por organizações como o Instituto Ethos, a Atletas pelo Esporte e o Pacto pelo Esporte.

Influenciada pela atuação no tema, internamente, a CBDN tem trabalhado constantemente para manter a entidade relevante e inovadora no tema, e assim garantir o sistema de governança mais eficiente para seus stakeholders. Em 2017, a entidade lançou seu novo Estatuto, com o objetivo principal de trazer para o seu dia-a-dia e funcionamento bons princípios e as melhores práticas de governança, transparência e integridade aplicadas ao esporte.

 

 

Confederação Filiada ao:

Comitê Parceiro:

Apoio Técnico:

Apoio:

Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Rua Pequetita, 145 - 1º andar - cj. 14 - 04552-060 São Paulo - SP - Brasil

Telefone: +55 (11) 3018 8011 - Fax: +55 (11) 3018 8015